quinta-feira, 24 de março de 2011

Colesterol

O que é?
 
üO colesterol é um membro da família dos lipídos e, na sua forma pura, é um sólido cristalino, branco e inodoro.

üApesar da má fama, o colesterol é um composto essencial para a vida, estando presente nos tecidos de todos os animais.

üAlém de fazer parte da estrutura das membranas celulares, é também um reagente de partida para a biossíntese de várias hormonas, dos sais biliares e da vitamina D.


Como é obtido?

üÉ obtido por meio de síntese celular (colesterol endógeno -70%) e da dieta (colesterol - exógeno 30%).
üO colesterol endógeno é sintetizado pelo fígado, em um processo regulado por um sistema compensatório: quanto maior for a ingestão de colesterol vindo dos alimentos, menor é a quantidade sintetizada pelo fígado.


   Como é feito o seu transporte?

vComo é insolúvel em água e, consequentemente, no sangue, para ser transportado na corrente sanguínea liga-se a algumas proteínas e outros lipídos através de ligações não-covalentes em um complexo chamado lipoproteína.





Tipos de colesterol

 lipoproteína de baixa densidade (LDL) :  A lipoproteína de baixa densidade (LDL) é conhecida como o mau colesterol. Quanto maior for o nível deste tipo de colesterol no sangue, maior será a probabilidade da pessoa ter doença cardíaca.

lipoproteína de baixa densidade (LDL) : A lipoproteína de alta densidade (HDL) é conhecida como o bom colesterol. O HDL carrega colesterol de outras partes do corpo de volta para o fígado. O fígado então remove o colesterol do organismo. Quanto maior for o nível de HDL, menor será  a probabilidade da pessoa desenvolver doença cardíaca.




Causas do colesterol elevado

Má alimentação:
Duas fontes responsáveis para elevar o nível de gordura no sangue:
vAlimentos ricos em colesterol (carne vermelha com gordura, gema de ovo, camarão, pele de aves, frutos do mar, manteiga, lacticínios, creme de leite, bacon, empanados, frituras, presunto, mortadela, salame, queijos amarelos e peixes gordurosos).
vGorduras saturadas (óleo de coco, azeite,
coco, chocolate, bolachas recheadas, salgadinhos…)

Excesso de peso e sedentarismo

As pessoas sedentárias e obesas são mais propensas a ter níveis elevados de colesterol — e consequentemente problemas cardíacos.
 Os homens correm mais risco que as mulheres, já que o organismo feminino fica menos exposto devido à acção da  hormona estrógeno. Esta equilibra a proporção dos dois tipos de lipoproteína que fazem o transporte do colesterol.



Algumas doenças específicas

üDiabetes,
ü Doenças renais,
üDoenças do fígado ,
ü Doenças da  tiróide contribuem para agravar a reacção do organismo ao colesterol alto


 



Factores hereditários

Quando existe o factor da hereditariedade — mesmo que se leve uma vida saudável — os riscos de se ter colesterol alto aumentam muito. Essa pré-disposição vai influenciar na maneira como o corpo irá reagir ao colesterol.

Sem comentários:

Enviar um comentário